Aceder a todos os routers Thomson (Vodafone, MEO, ZON, o que quiserem…), com permissões de ROOT!

O problema típico dos nossos routers thomson é a falta de previlégios que temos como Administradores. E a solução passa por encontrar na internet o user e a password para a respectica operadora. Ou então aceder por Telnet para criar/alterar as permissões.

Contudo hoje tive de fazer um “hard reset” a um Thomson TG784n da Vodafone e nenhuma das soluções típicas resultou… ainda tentei discutir com a “equipa de engenharia” da Vodafone que ficaram de ver o que podiam fazer em 24h

Então descobri que podia aceder ao router por FTP! E ter acesso ao ficheiro de configuração!! , usei o Filezilla como cliente FTP, apontei para o router (ip: 192.168.1.254) e os  dados de acesso são para o utilizador “upgrade” e a password “Th0ms0n!

Uma vez com o ficheiro do nosso lado podemos editá-lo e posteriormente copiá-lo de volta para o router (guardem sempre uma cópia do original)

router Vodafone FTP

Este ficheiro de configuração foi tirado de um Router da Vodafone portanto é normal que os vossos utilizadores sejam outros, devem adicionar o utilizador “sereno” com a password “sereno” como mostra na figura abaixo a sublinhado, se quiserem apagar algum dos outros utilizadores para o pessoal técnico deixar de ter acesso ao vosso router estejam à vontade (embora não recomende).

Editem o ficheiro user.ini com o notepad por exemplo. e vão até à secção que diz mlpuser.ini e colocam o seguinte.

Linha que devem adicionar com o user “sereno” e password “sereno” para fazerem copy-paste :

add name=sereno password=_CYP2_cdcd11119b25e514672d471a179baa0c5e41b08ae806c0f3 role=root hash2=0438829d30520277b6dc41519823a3ac crypt=N7ak6JAedUYJo

 

router Vodafone FTP 2

 

 

 

 

Uma vez o ficheiro alterado acedem novamente por FTP e copiam o ficheiro por cima do user.ini que está no router, alterando o ficheiro user.ini existente. Depois desligam e ligam o router.

E está pronto! Agora já têm o utilizador sereno com direito root que vos permite fazer tudo o que quiserem, aproveitem para criar um novo utilizador com direitos root e apagar o utilizador sereno.

11 thoughts on “Aceder a todos os routers Thomson (Vodafone, MEO, ZON, o que quiserem…), com permissões de ROOT!

  1. pedro

    Boas! Fiz tal e qual como diz aqui no tutorial mas na hora de reiniciar o router, o mesmo não inicia. Fica apenas com o botão em vermelho e a piscar no led do ethernet. Tive que fazer um reset para repor o router e liga-lo com sucesso. Alguém sabe o que pode ser? Queria melhorar a rede wireless deste router, por indicação de outros foruns…

    Reply
      1. Pedro

        Até porque o intuito, não sei se existe um tutorial disso aqui, é activar na placa wireless a gama de frequências 20/40 Mhz, como existe noutros tutoriais.. No sentido de melhorar a velocidade da rede wireless… Por defeito, só está activa a gama 20, funcionando em half-duplex sempre…

        Reply
        1. Marco

          Eu tive o mesmo problema reportado pelo Pedro (botao vermelho e luz de Ethernet intermitente).
          Penso que isto aconteça porque o firmware seja diferente (do que da altura do post inicial). Já tentei também criar um utilizador no browser e alterar no ficheiro user.ini para o role de “root”, sem sucesso (volta a colocar como Administrator).

          Para a alteração que o Pedro pretende, eu fiz essa operação por Telnet

          Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *