ANYCUBIC KOSSEL LINEAR PLUS Teste

Depois de muito explorar decidi comprar a minha primeira impressora 3D, a minha escolha foi a ANYCUBIC KOSSEL LINEAR PLUS, a qual mandei vir pelo EBAY. O preço foi de 210€ já com entrega e um rolo extra de 1Kg PLA. Existiam soluções mais económicas, mas eu queria ter o máximo de volume de impressão possível, portanto escolhia da versão plus.

Podem encontrar um review estrangeiro em https://all3dp.com/1/anycubic-kossel-linear-plus-3d-printer-review-delta/

E eis o começo de um pequeno pesadelo…. na maioria dos reviews que li, todos salientavam as instruções e a facilidade de montagem.

Abro a caixa e vem tudo arrumadinho:

Impressora 3D Anycubic caixa

 

 

 

 

 

 

 

Vem com um manual de instruções muito completo e com tudo identificado:

Manual Anycubic
Sacos Devidamente identificados

 

 

 

 

 

 

 

Aqui começo-me aperceber que é muita coisa para montar, mas mesmo MUITA!

Bem, meto mãos às obras e começo a montagem seguindo escrupulosamente as instruções.

Frame

 

 

 

 

 

 

 

A montagem não é simples, não sei se todas as pessoas a conseguiriam levar ao fim. Eu sou electricista “não praticante” e com alguma frequência monto  e desmonto equipamentos informáticos, portanto tenho alguma facilidade e digo vos que não é fácil.

Mas bem, pouco a pouco lá a coisa ia ganhando forma até que surge uma pedra na estrada (neste caso menos um rolamento!).

Topo só com 2 rolamentos
Rolamento?

 

 

 

 

 

 

 

Sim senhor é tudo ajudar! Encontrar um rolamento igual?! Nicles! Bem tive de improvisar um até que me enviem um. (O suporte da Anycubic respondeu rapidamente ao meu contacto e disponibilizaram-se logo a enviar o rolamento em falta).

Rolamento caseiro.

 

 

 

 

 

 

 

O Trabalho continua lentamente.

Motor

 

 

 

 

 

 

 

Por fim SUCESSO!! Não propriamente… ainda falta calibrar. Felizmente a impressora traz uma extensão de metal que colocamos e depois corremos a auto calibração do Offset Z e depois da base (uns 15-20minutos). Agora coloquem o PLA, vão o introduzindo até chegar mesmo à ponta, vão ter de forçar um bocado. Não se esqueçam de retirar a peça de calibragem!

Anycubic Display

 

 

 

 

 

 

 

HA HA agora é que é !!! NOP!! Vem um cartão SD com os drivers e o programa Cura (opensource), toca a instalar os drivers e de seguida o Cura no PC. A versão do Cura é muito antiga mas é a única que permite fazer upgrades ao firmware da impressora (não perguntem!), portanto convém deixar essa versão instalada. Contudo devem descarregar a versão 4.0 que é mais intuitiva para trabalhar.

Assim que iniciam o Cura 4.0 vão se deparar com outro problema! Não existe um perfil para a impressora! OK….Arghhh. Fecha o Cura, descarregar este perfil Anycubic_Linear_Plus_Cura_Profile têm dois ficheiros (dentro da pasta correspondente à vossa impressora), têm de copiar o anycubic_kossel_plus.def.json para C:\Program Files\Ultimaker Cura 4.0\resources\definitions e o ficheiro anycubic_kossel_plus_extruder_0.def.json para C:\Program Files\Ultimaker Cura 4.0\resources\extruders. Agora já podem escolher o vosso perfil e iniciar o Cura, agora abrem (está quase…) um dos ficheiros de teste que vem no cartão (ou outro que tenham), são ficheiros STL. Clicam no botão “Slice” e gravam o ficheiro gcode resultante no cartão, agora é só inserirem o cartão na impressora e escolherem o ficheiro para ela começar a imprimir!!!

Em todo este processo existem vários pormenores e problemas que vão surgindo, eu diria que só ao fim de umas 6h é que finalmente comecei a imprimir, relativamente mal, mas isso é uma outra história.