Ubuntu Desktop 12.04 LTS e reviver um antigo portátil (FSC Amilo M3438G).

Já algum tempo que não experimentava uma versão de Linux. Como reparei o meu antigo portátil Fujitsu Amilo M3438G (foi uma grande máquina), tinha a placa gráfica avariada é uma história antiga, mas deixo aqui os últimos capítulos .

Fujitsu Amilo M3438G
Fujitsu Amilo M3438G

 

Há uns 3 Anos a Placa gráfica de origem (uma Geforce 6800M 256Mb) deixou de funcionar, foi ao forno a 1ª vez ( tenho de criar um artigo sobre isso) e funcionou uns 6 meses, voltou a falhar, foi para o forno outra vez e ganhou mais uns 2 meses, por fim falhou novamente e o regresso ou forno só lhe deu um dia de vida Cry . Bem fui ao ebay e mandei vir uma placa para substituir, a mais barata que encontrei na altura e compatível  foi uma Gforce 8400M GS 128Mb (custou uns 72€ se não me engano).

Geforce 8400M GS 256Mb
Geforce 8400M GS 256Mb

Quando a instalei reparei logo que não era nova (mau sinal) e atingia temperaturas altas em funcionamento. A empresa a quem tinha comprado as placas ( foram duas porque o meu cunhado na altura também teve o mesmo problema) zeytech (empresa alemã) afinal eram reparadores de placas gráficas, logo as placas que tinha comprado eram “reparadas” e não novas como eles publicitavam no ebay. Claro está que ao fim de uma semana, uma das placas já estava a falhar e ao fim de 15 dias uma tinha falhado totalmente e já começava a outra. Bem reenviei as placas para a tal empresa “manhosa” e eles as trocaram e enviaram outras duas. Como seria de esperar eram também reparadas, a minha ao fim de um mês começou a dar problemas a outra tanto quanto sei ainda funciona. Portanto na semana passada decidi dar vida novamente ao portátil e comprei uma nova placa gráfica no ebay desta vez uma Geforce 9300M GS 256Mb e mandei vir da china ficou com o envio por 59,99€ Surprised , correu tudo bem, é realmente nova e funciona bem, tirando um pequeno problema no arranque do portátil onde dá uma contagem decrescente de 30 seg e só depois é que a máquina arranca, tentei reparar esta situação reflashando a placa com a vbios de uma Gforce 8400M GS ( visto não ter encontrado outras vbios disponíveis na net para esta placa gráfica), resolve o problema do arranque mas cria falhas de visualização no ecrã, portanto fiquei-me com a vbios de origem e os 30 seg para arrancar o portátil.

9300M GS 256Mb
Geforce 9300M GS 256Mb

 

Como o objectivo do portátil era para a minha filha de 5 anos o utilizar, tinha de escolher um sistema simples e fácil de utilizar então apostei em Ubuntu 12.04. A instalação correu que foi uma maravilha, sem qualquer problema (em Português !). Estava a contar com problemas de som e drivers , mas foi a surpresa total! Tudo funcionou à primeira “sem espinhas”.

 

A utilização é extremamente fácil, podemos ir ao gestor de pacotes e procurarmos o que quisermos, depois é só seleccionar e mandar instalar. Algo um pouco ao nível do google store (agora se chama play store). Sempre que tentamos abrir um ficheiro o sistema procura o respectivo programa para o abrir, se for necessário o actualizar para suportar o que queremos abrir o sistema sugere o que devemos fazer e nós podemos realizar a sugestão só com um clique. O ambiente de trabalho é simples sem grandes floreados mas bastante intuitivo. Consegui em pouco mais de meia-hora pôr a minha filha a ver filmes, ouvir musica e ainda por jogos a correr ( sim leu bem! ). Aprendeu a abrir um ficheiro, fechar o que está aberto, colocar em pausa, ampliar um filme por exemplo para usar todo o ecrã,  e ainda executar alguns jogos didácticos ( podem encontrar montes de programas didácticos em PORTUGUÊS na biblioteca de educação que está disponível no Ubuntu.

Por tudo isto acima recomendo a todos!